Glossário A-L


 
GLOSSÁRIO DE SOCIOLOGIA



A




ABUNDANCE ABUNDÂNCIA

O termo tem sido muito utilizado, nos últimos anos, especialmente em relação ao conceito de “economia de abundância” que se contrapõe à atual “economia de escassez” e à filosofia em que se sustenta, dominante até hoje, incluindo os países de cultura econômica avançada.



ACCOMODATION ACOMODAÇÃO

Processo que leva à cessação dos conflitos entre indivíduos ou entre grupos, fazendo a adaptação do indivíduo ao meio social em que se encontra.



ACCULTURATION ACULTURAÇÃO

Processo pelo qual duas ou mais culturas diferentes, entrando em contato contínuo, originam mudanças importantes em uma delas ou em ambas.



ACCUMULATION ACUMULAÇÃO

Processo pelo qual, através do comércio e da exploração colonial, se formou o capital que deu impulso à Primeira Revolução Industrial. Processo de auto-expansão do capital através da incorporação de mais-valia.



ACTIVISM ATIVISMO

Agitação desenvolvida principalmente nos âmbitos revolucionários, políticos, estudantis e sindicais. É a militância permanente, a atividade constante nesses setores da sociedade.







ADOPTION ADOÇÃO

É o ato civil pelo qual alguém estabelece vínculo fictício de paternidade, geralmente com um estranho obedecidos os requisitos da lei. A adoção é o reconhecimento do fato universal de que a paternidade biológica perde hoje importância perante a paternidade social.



ADORNO, THEODORE ADORNO, THEODORE

WIESENGRUND WIESENGRUND

(1903- 1969)

Filósofo e musicólogo alemão, estudou em Frankfurt e Viena. Foi membro do Instituto de Pesquisa Social de Frankfurt (a origem da Escola de Frankfurt de Teoria Crítica), no qual ingressou em 1931. Estudou composição e piano em Viena com Alan Berge e foi vigoroso defensor de Schönberg. Deixou a Alemanha em 1934, indo residir primeiro na Inglaterra e, depois, se juntando ao Instituto em exílio nos Estados Unidos. Em 1950, o Instituto de Pesquisas Sociais se reorganiza na Alemanha e Adorno publica seu estudo sobre a Personalidade Autoritária. Suas obras incluem Dialética do Iluminismo (1947, com Max Horkheimer), Philosophy of Modern Music (1949), Negative Dialectics (1966).



ADVANCED CAPITALISM CAPITALISMO AVANÇADO

Terceira fase da evolução do capitalismo, caracterizado pelas investidas do sempre crescente intervencionismo estatal a serviço das exigências político-sociais.



AESTHETIC ESTÉTICA

Em seu sentido moderno, a estética é mais freqüentemente entendida como uma disciplina filosófica, que é uma filosofia dos fenômenos estéticos (objetos, qualidade, experiências e valores), uma filosofia da arte (da criatividade, da obra de arte e da percepção), uma filosofia da crítica da arte tomada de maneira ampla (metacrítica) ou, por fim, uma disciplina que tem uma preocupação filosófica com todas essas três esferas conjuntamente ou com a questão da sensibilidade e da percepção em geral.



AFFINITY AFINIDADE

O termo afinidade pode ser definido como o relacionamento social entre indivíduos e grupos estabelecido pelo casamento, ou descendência e casamento. Na literatura antropológica sobre organização social, os significados são relativamente uniformes.



AGENCY AGÊNCIA

Ação proposital. Esse termo implica que atores têm a liberdade de criar, mudar e influenciar eventos.



AGGREGATES AGREGADOS

Constituem uma reunião de pessoas frouxamente aglomeradas que, apesar da proximidade física, têm um mínimo de comunicação e de relações sociais. Apresentam as seguintes características: anonimato, não-organização, limitado contato social, insignificante modificação no comportamento dos componentes, são territoriais e temporários. Os principais agregados são: manifestações públicas (agregados de pessoas reunidas deliberadamente com determinado objetivo); agregados residenciais (apesar dos seus componentes estarem próximos, mantêm-se relativamente estranhos; não há, entre eles, contato e interação e também não possuem organização); agregados funcionais (constituem uma zona territorial onde os indivíduos têm funções específicas); multidões (agregados pacíficos ou tumultuosos de pessoas ocupando determinado espaço físico).



AGGRESSION AGRESSÃO

Ação anti-social praticada por indivíduos ou grupos que causam prejuízo ou temor a outros.



ALIENATION ALIENAÇÃO

Nos textos de Marx, é o processo histórico por meio do qual os seres humanos vieram sucessivamente a se afastar da Natureza e dos produtos de sua atividade (bens e capital, instituições sociais e cultura), que a partir de então se impõem às gerações posteriores como uma força independente, coisificado, ou seja, como uma realidade alienada. Marx concentrou-se particularmente nos efeitos deletérios do trabalho alienado na produção industrial capitalista. Em segundo lugar, o termo refere-se a uma sensação de estranhamento da sociedade, grupo, cultura ou do eu individual, que as pessoas experimentam quando vivem em sociedades industriais complexas, em particular nas grandes cidades. A alienação evoca experiências como a despersonalização diante da burocracia, sensações de impotência para influir nos eventos e processos sociais e um senso de falta de coesão nas vidas pessoais.



ALTERITY ALTERIDADE

Situação, estado ou qualidade que constitui através de relações de contraste, distinção, diferença; relegada ao plano de realidade não essencial pela metafísica antiga, a alteridade adquire centralidade e relevância ontológica na filosofia moderna (hegelianismo) e especialmente na contemporânea (pós-estruturalismo). Mais comumente, nas ciências sociais contemporâneas, especialmente em antropologia, a alteridade se refere às diferenças culturais postas em relação no mundo social, a diferença entre o “eu” e o “outro” pensados no sentido sócio-cultural em suas relações concretas.



ALTHUSSER, LOUIS ALTHUSSER, LOUIS

(1918–1990)

Comunista e filósofo francês, estudou na École Normale Supérieure em Paris. Influenciado pelo racionalismo e o estruturalismo francês, identificou um corte radical entre os escritos de Marx quando jovem e os de sua maturidade e, a favor do último, sustentou o marxismo como ciência, enfatizando o seu anti-humanismo.



AMBIVALENCE AMBIVALÊNCIA

Atitude que oscila entre valores diversos, não raro a se excluírem mutuamente. Em geral, é reflexo da desorganização social, pois existindo numa sociedade desintegrada de valores diferentes ou mesmo antagônicos, o indivíduo, pessoalmente desorganizado, pauta sua conduta por este ou aquele valor, conforme os apelos de seus interesses ou desejos de momento.



ANIMISM ANIMISMO

Consiste na crença de que todas as coisas, animadas ou inanimadas, estão dotadas de almas pessoais que nelas residem; é a crença em seres espirituais, isto é, almas, espíritos e espectros.



ANOMIE ANOMIA

Ausência de normas. Aplica-se tanto à sociedade como a pessoas: significa estado de desorganização social ou pessoal ocasionado pela ausência ou aparente ausência de normas.



ANTAGONISM ANTAGONISMO

Oposição ativa a outro, pessoa ou entidade abstrata. Uma das manifestações francas de antipatia. O antagonismo pode dirigir-se contra uma pessoa, grupo, idéia ou movimento. Em todo antagonismo dá-se, em maior ou menor escala, certa confrontação ideológica e cultural.



ANTHROPOLOGY ANTROPOLOGIA

Ciência social que estuda e pesquisa as semelhanças e diferenças culturais entre vários agrupamentos humanos, assim como a origem e a evolução das culturas. São objetos de estudos da antropologia os tipos de organização familiar, as religiões, as magias, os ritos de iniciação dos jovens, o casamento etc. A palavra antropologia do grego antropos, homem, e logia, estudo - é etmologicamente a ciência do homem. Divide-se em antropologia física, antropologia social ou cultural e antropologia filosófica.



ANTHROPOMORPHISM ANTROPOMORFISMO

É um tipo de pensamento religioso, ou crença, que estende atributos humanos, tanto físicos como psíquicos, à divindade.



ANTIELITISM ANTIELITISMO

Posição ou atitude contrária ao elitismo.



ANTIHUMANISM ANTI-HUMANISMO

Prática ou atitude contrária ao humanismo.



ANTI-UTOPIANISM ANTIUTOPISMO

No século XX antiutópicos como George Orwell têm exercido considerável influência. Eles descrevem sociedades de modos que espelham o pensamento utópico ao refletirem uma imagem execrável dos efeitos de experimentos utópicos empreendidos em um nível dessas sociedades. Projetam um pesadelo em que grupos governantes estabelecidos perderam o controle do poder e foram substituídos por agentes bárbaros de uma nova ordem. Em parte, as antiutopias são uma resposta à ameaça do socialismo e aos imperfeitos experimentos socialistas do século atual. O antiutopismo também tem se apoiado em pontos de vista que enfatizam as raízes biológicas do comportamento, tais como o freudismo, que sublinha o papel dos fatores instintivos. A sociobiologia é a corrente mais recente de um gênero similar.



APARTHEID APARTHEID

Em língua afrikaans, Apartheid significa “separação”. Na sua acepção mais comum, pode traduzir-se por “identidade separada” e designa a política oficial do governo sul-africano no que respeita aos direitos sociais e políticos e às relações entre os diversos grupos raciais dentro da União. O apartheid não pode, pois, ser traduzido simplesmente como “racismo” ou “discriminação racial”; constitui um sistema social, econômico e político-constitucional que se baseia em princípios teóricos e numa legislação ad hoc. Nesse sistema, a diferenciação corresponde à definição de grupos raciais diversos e ao seu desenvolvimento separado, é pois o oposto de assimilação e de integração.



ART ARTE

Uma das instituições sociais primárias, que procura resolver simbolicamente o enigma da vida, do mesmo modo como faz a religião no plano espiritual. A importância sociológica da arte e das obras de arte reside em que são manifestações de uma psique coletiva que mediante a obra artística, une o artista com o seu público. Por meio de uma irracionalização consciente, a arte eterniza uma determinada cultura.(J.H.B.)



ARTICULATION ARTICULAÇÃO

Diálogo em torno de idéias antagônicas; discussão e polêmica.



ASSIMILATION ASSIMILAÇÃO

Conjunto de mudanças de ordem psíquica a que estão sujeitas as pessoas que se transferem de uma determinada sociedade para outra, culturalmente diversa.



AUDIENCE PÚBLICO

Termo utilizado, em política cultural, de modo acentuadamente vago. Costuma designar o conjunto simples, físico de pessoas que assistem a um espetáculo, visitam um museu, freqüentam uma biblioteca, compram certos discos, sintonizam determinado canal de rádio ou TV, lêem determinado jornal, autor ou gênero literário, etc.



AUTHORITY AUTORIDADE

É dotado de autoridade o indivíduo que exerce um poder legítimo.



AUTONOMY AUTONOMIA

Condição de relativa autodeterminação político-administrativa de que podem gozar grupos (partidos, sindicatos, corporações, cooperativas, minorias nacionais ou raciais) e comunidades locais ou regionais (comunidades, cidades, províncias, Estado etc).



B





BAKHTIN, MIKHAIL MIKAILOVITCH BAKHTIN, MIKHAIL MIKAILOVITCH

(1895 –1975)

Filósofo e teórico russo. Estudou nas Universidades de Odessa e São Petersburgo. Trabalhou durante 30 anos no Cazaquistão, em Saransk e em Moscou em relativa obscuridade. Em 1957 foi nomeado diretor do Departamento de Literatura Russa e Estrangeira da Universidade de Moscou, cargo que ocupou até sua aposentadoria em 1961. Publicou numerosos livros sob nomes de amigos seus. O método formal na erudição literária foi atribuído à P.N. Medvedev e Marxismo e filosofia da linguagem à V.N. Volosinov. Isso tem sido motivo de controvérsia, mas em geral se acredita que Bakhtin foi o autor dessas obras.



BASE BASE

Tudo o que serve de fundamento ou apoio. Em linguagem marxista: infra-estrutura econômica da sociedade, constituída essencialmente pelas forças produtivas (materiais e humanas) e secundariamente pelas relações de produção (classe, instituição etc).



BASE SUPERSTRUCTURE BASE E SUPERESTRUTURA

Estas são metáforas marxistas para descrever as relações entre a economia (relações de produção) e o governo, a política e a ideologia.



BEHAVIOUR COMPORTAMENTO

Em sentido mais geral, designa a mudança, o movimento ou a reação de qualquer entidade ou sistema em relação a seu ambiente ou situação. Naturalmente, nas ciências sociais, a preocupação é com o comportamento humano, inclusive os aspectos interiores e exteriores do que o homem faz e não faz. Qualquer reação ou movimento do ser humano pode ser considerado comportamento, e alguns assim o consideram, mas outros preferem restringir a palavra “comportamento” ao movimento ou reação que tem implicações no ambiente ou situação.



BELIEF CRENÇA

Entende-se por crença todo assentimento a um juízo lógico, sobretudo se não é de plena adesão, mas tem algum resíduo de dúvida (probabilidade), ou, se a adesão é plena, não o é a evidência objetiva em que está baseada (certeza moral). Um assentimento é o produzido sob influência da autoridade pessoal de alguém em quem se crê, e por isso se dá crédito ao que afirma (como testemunha de um fato ou como adepto de uma doutrina), faz e promete.



BIAS VIÉS (ou BIAS)

No levantamento de um fenômeno social, o condicionamento social do pensamento pode provocar distorção dos fatos por causas inconscientes; podem ocorrer preconceitos, parcialidade na análise.



BIRTH NASCIMENTO

Fato fundamental e básico para o começo dos direitos subjetivos. É o início da personalidade.



BOURGEOIS BURGUESIA, também BURGUÊS

Karl Marx argumentava que as divisões de classe baseiam-se em diferenças nas relações entre indivíduos e processos de produção, em especial na propriedade e controle dos meios de produção (tais como, maquinário, terra e fábricas). Sob o capitalismo esses meios são possuídos e controlados por uma única classe – a classe burguesa, ou capitalista – cujos membros porém não os usam concretamente a fim de produzir riquezas.



BRUNNER, EDMUND DE BRUNNER, EDMUND DE

SCHWEINITZ SCHWEINITZ

Sociólogo norte-americano, nascido em 1889. Em 1931 foi professor na Columbia University. Especialista em Sociologia Rural.



BUREAUCRACY BUROCRACIA

Tipo de administração no qual o poder de tomar decisões está concentrado em um gabinete ou função, mais do que em um indivíduo em particular. A burocracia separa-se da sociedade, tanto da classe governante quanto das massas. Organiza-se dentro de um sistema institucional particular, no qual se desenvolvem variados procedimentos formais, um ethos e uma ideologia especiais. A fonte de seu poder reside no fato de terem surgido funções de orientação e controle, que as classes básicas não podem preencher. Um aspecto característico da burocracia é que a administração seja exercida não por leigos, mas por especialistas que encaram esse trabalho como suas carreiras de vida. No sistema burocrático institucional passa a existir um conjunto padronizado de exigências, tais como exames.





C





CAESARISM CESARISMO

O termo cesarismo designa o exercício de todos os poderes de um Estado por uma única pessoa, e o fato de exercê-los de modo absoluto, ou pelo menos independente da vontade popular. O sistema de governo cesarista comporta matizes e condicionamentos muito específicos, parecidos com os que ocorreram no governo do homem que deu origem ao termo cesarismo, Júlio César, e conteúdo concreto a essa forma de governo.



CAPACITY CAPACIDADE

Aptidão inerente à pessoa para adquirir direitos e contrair obrigações por si ou por outrem na vida civil. Em regra, toda pessoa tem capacidade de gozo de direitos e de obrigar-se, como resultado da própria condição humana.

A capacidade compreende o exercício de direitos através de outra pessoa, com as restrições da lei.



CAPITAL CAPITAL

É todo bem utilizado pelos seres humanos na produção de outros bens ou serviços. O ser humano recorre ao capital ou instrumentos de produção na sua atividade produtora, pois dessa forma obtém maior eficiência no seu trabalho. O dinheiro é o capital sob forma financeira.



CAPITAL ACCUMULATION CRISIS CRISE DE ACUMULAÇÃO DE CAPITAL

Esta idéia se refere ao problema de assegurar benefício, já que o número de trabalhadores necessários na produção intensiva de capital diminuiu.

CAPITALISM CAPITALISMO

Designa um sistema econômico no qual a maior parte da vida econômica, particularmente o investimento em bens de produção e sua propriedade, se desenvolve em caráter privado, não-governamental, através do processo de concorrência econômica, tendo como incentivo o lucro.



CAPITALIST CAPITALISTA

Pessoa que possui ou controla capital.



CARNIVAL CARNAVAL

Período anual de festas profanas, originadas na antigüidade e recuperadas pelo cristianismo, e que começava no dia de Reis (epifania) e acabava na quarta-feira de cinzas, às vésperas da quaresma; constituía-se de festejos populares provenientes de ritos e costumes pagãos e se caracterizava pela liberdade de expressão e movimento.



CASTE CASTA

Um sistema de castas compõe-se de um número muito grande de grupos hereditários, geralmente locais, rigidamente endogâmicos, dispostos numa hierarquia de inferioridade e superioridade; correspondem geralmente a diferenciações profissionais, são impermeáveis a movimentos de mobilidade social, são reconhecidos por lei e possuem quase sempre um fundo religioso.



CATHOLIC CHURCH IGREJA CATÓLICA

É uma hierarquia universal, que tem o Papa como principal representante. A gestão dos assuntos é realizada por diversos organismos burocráticos. Como em qualquer outro tipo de organização burocrática, quase todos os postos são ocupados após seleção dos indivíduos, que podem seguir carreira dentro da hierarquia.



CATHOLICISM CATOLICISMO

Comunidade e associação universal dos que seguem a religião católica cristã; crença da Igreja católica. O catolicismo, como qualquer outra expressão do fenômeno religioso, deve ser visto como um sistema de normas, valores e símbolos relacionados com o sobrenatural e o mágico. Engloba um conjunto de práticas rituais, ao mesmo tempo em que é uma organização – mais hierárquica e rígida no catolicismo do que no protestantismo – das funções relacionadas com o sagrado e das pessoas a ele vinculadas.



CCCS CCCS

Abreviatura de Centre for Contemporary Cultural Studies (Centro de Estudos Contemporâneos da Universidade de Birmingham), fundado em 1964. O Centro tinha por objetivo estudar as formas, práticas e instituições culturais e suas relações com a sociedade e as transformações sociais. Berço dos chamados Estudos Culturais britânicos. Suas idéias fundadoras estão sobretudo nas obras de Richard Hoggart, Raymond Williams e E. P. Thompson.

CENTRE CENTRO

Diz-se dos governos, partidos e grupos parlamentares em geral que pretendem situar-se a igual distância da direita e da esquerda. A noção de centro parece pertencer de preferência à limitada esfera da ação política, sem penetrar totalmente em toda a cultura do grupo, tal como sucede com a de direita e de esquerda, que aspiram a ser interpretações da vida e do comportamento político geral.



CHURCH IGREJA

Grupo religioso organizado e institucionalizado. Como grupo, uma igreja abrange a comunidade dos crentes e, geralmente, um corpo de sacerdotes, hierarquizado ou não. Como instituição, a igreja representa: 1. um sistema de preceitos dogmáticos, ritos e crenças; 2. uma comunidade dos crentes e, sobrepostos a ela, órgãos administrativos e de controle; 3. um equipamento material constante de templos, conventos e objetos de culto.



CIVIL SOCIETY SOCIEDADE CIVIL

Trata-se de uma expressão antiga, comum no pensamento político europeu até o século XVIII. Sinônimo de estado ou “sociedade política”. A sociedade civil era a arena do cidadão politicamente ativo; sociedade “civilizada”, uma sociedade que ordenava suas relações de acordo com um sistema de leis em vez dos caprichos autocráticos de um déspota; esfera da sociedade que esteja separada do estado.



CIVILIZATION CIVILIZAÇÃO

Estado de cultura social, caracterizado por um relativo progresso no domínio das ciências, das artes, da religião, da política, dos meios de expressão e circulação das idéias, das técnicas econômicas e científicas, e de um certo grau de refinamento dos costumes. Essa é uma das definições possíveis do termo que pressupõe o contraste “primitivos” X “civilizados”. Na antiguidade clássica, dizia respeito à cultura das cidades. Há muitos outros sentidos. Os modernos antropólogos não aceitam essa definição por considerarem basicamente que não existem povos “não-civilizados”.



CLASS CLASSE

Em seu sentido social, a palavra indica grupos amplos, entre os quais a distribuição desigual de bens econômicos e/ou a divisão preferencial de prerrogativas políticas e/ou a diferenciação discriminatória de valores culturais resultam respectivamente da exploração econômica, da opressão política e da dominação cultural. Tudo isso, potencialmente, leva ao conflito social.



CLASS CONFLICT CONFLITO DE CLASSE

Também denominado como luta de classe. Conflito de classe é essencialmente a luta inevitável (devido à estratificação social) entre classes sociais ou partes dela, tendo interesses conflitantes para redistribuir o poder, prestígio, riqueza, controle, meios de produção existente, etc.



CLASS STRUCTURE ESTRUTURA DE CLASSE

No capitalismo avançado, os três estados significantes são a classe capitalista (1,5% da população adulta), a classe trabalhadora (73,5%) e a população excedente (25% e crescente, relativamente à classe trabalhadora). Aliados à classe capitalista estão os profissionais, a gerência intermediária e os burocratas (18,5%) que, embora possuam apenas seu poder trabalhista de venda, ainda sustentam seus funcionários política e ideologicamente já que recebem salários mais altos e maior status e, freqüentemente, uma parte dos lucros. Separados dos trabalhadores inexperientes (30%) estão os trabalhadores experientes (15%) e os trabalhadores técnicos (10%) que estão organizados mais por ocupação do que por classe. Por último, há o exército de reserva (composto pelas minorias, mulheres e jovens, 15%).



CLASS STRUGGLE LUTA DE CLASSES

1.Esforço de uma classe para conseguir uma posição ou condições de maior bem-estar na comunidade. Concretamente, luta entre os capitalistas, em particular os empresários industriais e administradores, e os operários. Soma total de atos que se concentram em torno das greves, boicotes, lock-outs, negociações e acordos sobre salários, grupos de pressão e partidos que representam os trabalhadores ou os capitalistas.

2.Guerra político-econômica suscitada pelo poder de contratar e despedir, dos proprietários de empresas, e pela tentativa dos grupos operários, livremente articulada, de circunscrever e limitar dito poder. Não é comparável com outras formas de inquietação social, como as rebeliões de escravos, as insurreições de servos e as rebeliões políticas.



CODE CÓDIGO

Conjunto de preceitos ou proibições, socialmente aprovados e garantidos por um sistema de sanções. Há códigos escritos e não escritos.



COGNITION COGNIÇÃO

Os processamentos do pensamento humano que incluem a percepção, a razão e a memória.



COHERENCE COERÊNCIA

Propriedade de critério que assegura a não-adoção de decisões baseadas em incertezas e cujas conseqüências são nitidamente indesejáveis; ligação, nexo ou harmonia entre dois fatos ou duas idéias.



COLD WAR GUERRA FRIA

A expressão foi empregada pela primeira vez em 1947 para denominar a existência de uma guerra não declarada entre EUA e URSS. Alguns associam a origem do termo a Bernard Baruch, assessor do governo norte-americano; outros ao consagrado jornalista Walter Lippmann. Posteriormente, foi aplicado para nomear um conflito mais amplo envolvendo os blocos ocidental e soviético. O conceito serviu ainda para caracterizar um período histórico dado de aproximadamente 1947 até a desagregação do mundo soviético. Contudo, certos autores remetem a gênese da guerra fria à revolução bolchevique e à invasão da Rússia por forças estrangeiras. De forma anômala, o conceito foi empregado para caracterizar conflitos no interior do chamado bloco socialista, como por exemplo, as tensões sino-soviéticas.



COLLECTIVE COLETIVO

Consiste de dois ou mais individuais unidos pelas suas tradições compartilhadas ou por causa de sues interesses comuns e perspectivas comuns. Possuem a consciência de uma certa identidade ideológica; ainda que isso não resulte por si mesmo numa vontade coletiva, por causa das ações e decisões não são feitas por meios de organizações estabelecidas. O coletivo opera por meio de um consenso silencioso, o qual se manifesta numa variedade de formas sob certas condições, embora não seja necessária. Esse consenso continua latente até a força estrutural ou histórica apropriada trazê-lo para a consciência.



COLLECTIVE BEHAVIOR COMPORTAMENTO COLETIVO

É um comportamento que caracteriza os componentes dos agregados, especificamente das multidões, e que não se constitui na simples soma dos comportamentos individuais, mas que se configura com um comportamento determinado ou influenciado pela presença física de muitas pessoas, com certo grau de interação entre elas. Apresenta, geralmente (quando a multidão se torna ativa) as seguintes fases: controle exercido pela presença de outrem (modificando os comportamentos individuais); “reação circular” (influência de cada indivíduo sobre o comportamento do outro e vice-versa); milling (movimento de indivíduos, uns em redor dos outros, ao acaso e sem meta); excitação coletiva (o comportamento excitado fixa poderosamente a atenção dos integrantes; sob a sua influência os indivíduos tornam-se emocionalmente excitáveis; a decisão pessoal dos indivíduos é mais rapidamente quebrada); contágio social (disseminação rápida, impensada e irracional de um estado de espírito, de um impulso ou de uma forma de conduta que atraem e se transmitem aos que originalmente se constituíam em meros espectadores e assistentes).



COLLECTIVE CONSCIENCE CONSCIÊNCIA COLETIVA

Conceito elaborado por um dos “pais” da sociologia, o sociológico francês Èmile Durkheim (1858-1917). Significa a soma de crenças e sentimentos comuns à média dos membros de uma sociedade, formando um sistema autônomo, isto é, uma realidade distinta que persiste no tempo e une as gerações (Durkheim). Essas crenças e sentimentos garantem a coesão da sociedade.



COLLECTIVISM COLETIVISMO

Um tipo de organização social em que deveres recíprocos prendem os indivíduos moralmente a certo número de grupos, de maneira tal que muitos atos considerados pessoais em sociedades individualizadas são tidos como assuntos que afetam diretamente a comunidade.

COLLECTIVITY COLETIVIDADE

Organização de uma série de instituições. Não há coincidência entre instituições e coletividade, porque enquanto aquelas são aplicáveis a diferentes coletividades, essas são focos de várias instituições. Existe coletividade quando “o sistema de ação implica solidariedade, quando seus membros consideram certas ações como exigidas no interesse da integridade do próprio sistema e outras como incompatíveis com essa integridade”.



COLLUSION CONSPIRAÇÃO

Existe conspiração quando duas ou mais pessoas se juntam para a realização de um ato qualquer, mais estritamente para execução de um delito. Considera-se a conspiração, juntamente com a agitação e a guerra interna, uma forma de violência. Tal é o caso de T.R. Gurr, que define a conspiração como violência política muito organizada, com participação limitada, que inclui assassinatos políticos organizados, terrorismo em pequena escala, algumas guerrilhas, golpes de Estado e motins.



COLONIALISM COLONIALISMO

Esta palavra veio a designar a ocupação, pela força e a longo prazo, por parte de um país metropolitano, de qualquer território fora da Europa (ou dos Estados Unidos).



COLONIZATION COLONIZAÇÃO

Processo de ocupação e exploração econômica e política de novas áreas geográficas. A colônia, por sua vez, é o território controlado politicamente pela metrópole.



COMMODITY MERCADORIA

Uma série de produtos cambiáveis ou mutáveis. De acordo com Marx, através do capitalismo as pessoas se tornaram “coisas” cambiáveis ou mercadorias.



COMMUNICATION COMUNICAÇÃO

Processo pelo qual idéias e sentimentos se transmitem de indivíduo para indivíduo, tornando possível a interação social. É fundamental para o homem, enquanto ser social, e para a cultura. Pode dar-se através de meios não vocais, sons inarticulados, palavras (linguagem falada ou escrita) e símbolos.



COMMUNISM COMUNISMO

Em sentido lato, o termo se refere ao costume de repartir, entre os membros de determinadas sociedades, certos bens materiais. Em sentido mais restrito, comunismo significa a doutrina de reforma social que preconiza um princípio de organização econômica em que os meios de produção passam a ser propriedade pública. Para os teóricos do socialismo, o comunismo é a etapa posterior ao socialismo.



COMMUNIST PARTY PARTIDO COMUNISTA

Que professam e difundem o ideal comunista: o Partido Comunista Brasileiro (PCB) e o Partido Comunista do Brasil (PC do B).



COMMUNITY COMUNIDADE

Palavra com diversos sentidos em ciências sociais, carregada de conotações emotivas. Pode descrever unidades sociais que variam de aldeias, conjuntos habitacionais e vizinhanças locais até grupos étnicos, nações e organizações internacionais. Um ponto comum a todas as definições é que comunidade geralmente indica um grupo de pessoas dentro de uma área geográfica limitada que interagem dentro de instituições comuns e que possuem um senso comum de interdependência e integração. O que une uma comunidade não é a sua estrutura, mas um estado de espírito, um sentimento de comunidade.



COMPETITION COMPETIÇÃO

Uma das formas mais elementares e universais de interação. É a luta por coisas concretas, a própria vida, bens; é inconsciente, impessoal e contínua.



CONCEPT CONCEITO

Segundo a tradição racionalista da filosofia ocidental, de Platão (427-348 a.C.) a Hegel (1770-1831), a manifestação da essência ou substância do mundo real. Faculdade intelectiva e cognoscitiva de ser humano; mente; espírito; pensamento.



CONCIOUSNESS CONSCIÊNCIA

Definida pela intencionalidade, isto é, pela referência ou relação a um objeto que se caracterizaria como mental, imanente ou intencional, excluindo-se a obrigatoriedade da existência real ou efetiva.



CONDUCT CONDUTA

Comportamento da pessoa humana orientada pelos mores de uma determinada sociedade.



CONFIGURATION CONFIGURAÇÃO

Combinação das diversas características e complexos que integram o sistema de cultura de uma área em um determinado momento, que depende da presença ou ausência de uns ou outros elementos culturais e da maneira como os mesmos se encontram unidos.



CONFLICT CONFLITO

ver STRUGGLE



CONFORMITY CONFORMIDADE

Seria a ação orientada para uma norma (ou normas) especial, compreendida dentro dos limites do comportamento por ela permitida ou delimitada. Desta maneira, dois fatores são importantes no conceito de conformidade: os limites de comportamento permitidos, e determinadas normas que, consciente ou inconscientemente, são parte da motivação da pessoa.



CONSENSUS CONSENSO

Conformidade de pensamentos, sentimentos e ações que caracteriza os componentes de determinado grupo ou sociedade. O consenso exprime-se por meio da solidariedade grupal e das representações coletivas. Perda de consenso significa, em geral, desorganização social e desintegração cultural.



CONSUMER CONSUMIDOR

Que ou aquele que adquire na forma de bens ou serviços para uso próprio ou de sua família; comprador, freguês, cliente.



CONSUMERISM CONSUMISMO

Doutrina de que um consumo crescente e ininterrupto é vantajoso para a economia; impulso constante por comprar.



CONSUMPTION CONSUMO

Uma das quatro atividades econômicas básicas do ser humano. É a fase final do processo econômico. Para alguns, o consumo é a distribuição de bens para a satisfação de necessidades humanas; para outros é o emprego da riqueza disponível.



CONTRADICTION CONTRADIÇÃO

Embora o conceito possa ser usado como uma metáfora para qualquer espécie de dissonância, divergência, oposição ou tensão, ele assume um significado particular no caso da ação humana, onde especifica qualquer situação que permita a satisfação de um fim unicamente às expensas de um outro, isto é, uma conexão ou coerção; funciona como motor da história ou causador das transformações nas sociedades humanas.



COOPERATION COOPERAÇÃO

A cooperação é uma forma de interação na qual diferentes pessoas ou grupos trabalham juntos para fim comum.



CORPORATION CORPORAÇÃO

Uma organização legalmente reconhecida, formada para o lucro – os poderes e responsabilidades da organização são legalmente separados daqueles dos proprietários ou dos funcionários.



CORPORATIVISM CORPORATIVISMO

Em uso recente nas ciências sociais, o conceito de corporativismo livrou-se de sua ligação anterior com regimes autoritários e fascistas e passou a ser utilizado como um meio para se analisar o papel dos interesses organizados nas democracias liberais da atualidade.



COSMOPOLITANISM COSMOPOLITISMO

No iluminismo, especialmente em sua vertente kantiana, dissolução das fronteiras nacionais que caracteriza a culminância do desenvolvimento histórico da humanidade, decorrência de uma racionalidade plena e da pacificação nas relações humanas; afeição, interesse por tudo o que provém de ou caracteriza os grandes centros urbanos.



CRIME CRIME

Violação do código (escrito ou não) que define as ações consideradas ilícitas numa sociedade e estabelece as sanções a serem aplicadas aos transgressores.



CRIMINALITY CRIMINALIDADE

Refere-se ao conjunto de infrações cometidas em um grupo social durante certo período de tempo; abrange a essência do que é criminoso ou delituoso.



CRISIS CRISE

H.P.Fairchild, no Diccionário de sociología (México, FCE, 1949), caracteriza o fenômeno da crise como: “toda interrupção do curso regular e previsível dos acontecimentos”. Refere-se de maneira concreta à crise social, “situação grave da vida social, quando o curso dos acontecimentos alcançou um ponto em que a mudança é iminente, para o bem ou para o mal, a capacidade de direção do controle social é incerta. Do ponto de vista do bem-estar social, o critério único para julgar uma crise é o de suas conseqüências na união ou desunião maior ou menor do grupo”.



CRITICAL CONCEPT OF IDEOLOGY CONCEITO CRÍTICO DE IDEOLOGIA

ver “NEGATIVE CONCEPT OF IDEOLOGY”



CRITICAL THEORY TEORIA CRÍTICA

Conjunto de idéias e interpretações da sociedade elaboradas durante a década de 30 por um grupo de pesquisadores alemães reunidos sob a designação da Escola de Frankfurt, alguns dos quais haviam fundado em 1923 o Instituto de Pesquisa Social (Institut für Sozialforschung).



CRITICISM CRITICISMO

Doutrina ou conjunto de formulações teóricas de Immanuel Kant (1724 – 1804) e seus epígonos, que apresenta a preocupação central de avaliar as possibilidades e os limites do conhecimento racional, refutando ao mesmo tempo o dogmatismo e o ceticismo absoluto, e considerando a teoria do conhecimento como o fundamento de toda a investigação filosófica.



CULTURAL CONFIGURATION CONFIGURAÇÃO CULTURAL

Conjunto integrado de elementos culturais numa área em um determinado tempo. Toda cultura é uma configuração, à medida que seus elementos constitutivos são interdependentes e correlatos, de modo que alterações produzidas num elemento afetam, em grau variável, os demais. A existência de uma configuração depende, portanto, do grau de integração da cultura, do grau em que cada um de seus elementos materiais ou não materiais é condicionado pelos demais elementos. O caráter de configuração pode perder-se pela introdução de novos traços ou complexos culturais que não se ajustam aos já existentes.



CULTURAL DIFFUSION DIFUSÃO CULTURAL

Processo de transferência dos traços culturais de uma região para outra ou de uma parte da cultura para outra.



CULTURAL IDENTITY IDENTIDADE CULTURAL

O conceito de identidade cultural, noção chave em meios políticos, culturais, aponta para um sistema de representação (elementos de simbolização e procedimentos de encenação desses elementos) das relações entre os indivíduos e os grupos e entre estes e seu território de reprodução e produção, seu meio, seu espaço e seu tempo. Processo através do qual indivíduos e grupos se definem como possuidores de características culturais comuns, definidoras do seu modo de ser, pensar e agir.



CULTURAL INDUSTRY INDUSTRIA CULTURAL

Em meados dos anos 40, Adorno e Horkheimer criam o conceito de indústria cultural, significando a produção industrial de bens culturais como movimento global de produção da cultura como mercadoria. A cultura de massa exibe uma racionalidade técnica que se manifesta como espírito de previsibilidade e uniformização dos produtos e das consciências (serialização/padronização/divisão do trabalho). A indústria cultural é vista como a derrocada da cultura, posto que suprime o seu caráter crítico. O conceito visa explicitar que a chamada cultura de massas é produzida não pelas massas, mas para alienar as massas, propagando idéias de conformismo e resignação.



CULTURAL PLURALISM PLURALISMO CULTURAL

Define como a convivência no mesmo nível de igualdade e na mesma dimensão espaço temporal, de diferentes modos culturais; modos eruditos ao lado de populares, modos de minorias étnicas ao lado das tendências dominantes.



CULTURAL POLITICS POLÍTICA CULTURAL

É entendida habitualmente como programa de intervenções realizadas pelo Estado, instituições civis, entidades privadas ou grupos comunitários com o objetivo de satisfazer as “necessidades culturais” da população e promover o desenvolvimento de suas representações simbólicas.



CULTURAL POPULISM POPULISMO CULTURAL

É um fenômeno ambíguo; critica o elitismo da cultura dominante, a ser abolida pelo povo, mas define a cultura popular como a única verdadeira, embora primitiva.



CULTURAL PRACTICE PRÁTICA CULTURAL

Dá-se o nome de prática cultural a toda atividade de produção e recepção cultural: escrever, compor, pintar e dançar são sob este ângulo práticas culturais, tanto quanto freqüentar teatro, cinema, concertos, etc.



CULTURAL PRODUCT PRODUTO CULTURAL

Tratados regionais de integração econômica e cultural definem os produtos culturais como aqueles que expressam idéias, valores, atitudes e criatividade artísticas e que oferecem entretenimento, informação ou análise sobre o presente, o passado (historiografia) ou o futuro (prospectiva, cálculo de probabilidade, intuição) quer tenham origem popular (artesanato), quer se tratem de produtos massivos (discos de música pop, jornais, histórias em quadrinhos) que circulem por público mais limitado (livros de poesia, discos e CDs de música erudita).



CULTURAL RESISTENCE RESISTÊNCIA CULTURAL

Considera-se por resistência cultural os modos culturais de populações de maneira política, cultural ou pela força, e por intermédio dos quais essas comunidades cultuam sua tradição e sua identidade.



CULTURAL STANDARD PADRÃO CULTURAL

É uma norma de comportamento estabelecida pela sociedade. Os indivíduos numa sociedade normalmente agem de acordo com os padrões estabelecidos pela sociedade em que vivem.



CULTURAL SERVICE SERVIÇO CULTURAL

Entende-se por serviço cultural a atividade que, sem assumir a forma de um bom material, atende a um desejo ou necessidade de cultura.



CULTURAL TRADITIONALISM TRADICIONALISMO CULTURAL

É a adoção de valores arcaicos estabelecidos e a recusa ao modernismo em todas as suas implicações, da valorização do progresso às experimentações artísticas.



CULTURAL TRANSFORMATION TRANSFORMAÇÃO CULTURAL

Alteração que ocorre nos padrões de qualquer uma das esferas de uma cultura.



CULTURAL VALUE VALOR CULTURAL

O valor cultural é o responsável, em política cultural, pelas decisões sobre o que incentivar, em termos de produção e uso e consumo, o que difundir e o que preservar.



CULTURE CULTURA

Sistema de idéias, conhecimentos, técnicas e artefatos, padrões de comportamento e atitudes, que caracteriza uma determinada sociedade. A cultura compreende um conjunto complexo que inclui conhecimentos, artes, leis, crenças, moral, costumes, enfim tudo o que o ser humano adquire como membro de sua comunidade.







D





DARWINISM DARWINISMO

Teoria da evolução de Charles Darwin, que propõe que as espécies sobrevivem e evoluem progressivamente por um processo de seleção natural, resultando na sobrevivência dos mais aptos.



DECOLONIZATION DESCOLONIZAÇÃO

Processo político que assinalou a gradual obtenção da independência por parte das colônias africanas e asiáticas.



DECONSTRUCTION DESCONSTRUÇÃO

É um método para compreender significados relacionando palavras entre si, e não diretamente com o que pensamos que elas representam. Da forma discutida por Jacques Derrida e outros defensores da perspectiva conhecida como pós-estruturalismo, o significado da linguagem não deve ser procurado em alguma realidade ou verdades concretas, mas apenas em relação à própria linguagem, que é socialmente construída.



DEMOCRACY DEMOCRACIA

Forma de governo em que a soberania é exercida pelo povo, o qual delega poderes a representantes periodicamente eleitos.



DERRIDA, JACQUES DERRIDA, JACQUES

(1930)

Filósofo e teórico literário francês. Estudou na École Normale Supérieure, Paris e Harvard. Lecionou na Sorbonne (1960-64) e está na École Normale Supérieure desde 1965. Em 1962, conquistou o Prêmio Cavaillés por sua tradução de A origem da geometria de Husserl, para a qual escreveu uma extensa introdução. Seu estudo de Husserl faz parte de sua crítica de metafísica ocidental, que desenvolveu em La voix et le phénomine (1967) L´écriture et la différence (1967) e De la gramatologie (1967). A crítica de Derrida é dirigida contra a filosofia da presença, dominante na filosofia ocidental desde Platão, à qual opõe uma estratégia estrutural conhecida como desconstrução.



DESIRE DESEJO

O impulso a restabelecer uma satisfação, evocando a imagem mnemônica da percepção anteriormente ligada a essa satisfação.



DESPOTISM DESPOTISMO

Termo usado por alguns antropólogos pra designar a organização política de certas sociedades mais simples ou arcaicas em que um potentado, procedente de uma camada senhorial, governa por intermédio de um corpo de funcionários.



DETERMINISM DETERMINISMO

Doutrina que pretende que todos os objetos ou acontecimentos, ou todos os objetos ou acontecimentos de certa espécie (por exemplo, os que fazem parte do âmbito de alguma disciplina científica), são determinados, isto é, devem ser como são e como serão, em virtude de certas leis ou forças que fazem que necessariamente assim sejam.



DEVELOPED COUNTRIES PAÍSES DESENVOLVIDOS

São aqueles da América do Norte, Europa Ocidental, Austrália, Nova Zelândia, Japão com uma economia altamente industrializada, que têm uma alta produção agrícola e são freqüentemente livres exportadores de produtos industrializados.



DEVELOPING COUNTRIES PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO

São países na Ásia, África, América Latina e várias ilhas onde a agricultura ou a produção de matéria-prima para a indústria são a fonte de renda predominante, mas essa renda não é suficiente para manter um razoável nível de vida.



DEVELOPMENT DESENVOLVIMENTO

É o processo de mudança social que consiste na transformação qualitativa da sociedade, na mudança de suas características.



DIALECT DIALETO

O termo dialéktos designava, na Grécia antiga, os sistemas lingüísticos usados, cada um deles, para a expressão de determinado gênero literário, seu prejuízo de sua condição de língua de comunicação usual de uma região do país.



DIASPORA DIÁSPORA

Migração ou dispersão de pessoas ou comunidades. Originalmente associada à experiência judaica, agora, de um modo geral, se refere mais aos modos em que os grupos étnicos, embora dispersos pelo mundo, todavia compartilham elementos de uma cultura ou herança comum. A diáspora, em geral, é uma dispersão populacional por motivo de perseguição religiosa ou política.



DISCIPLINE DISCIPLINA

Hábito ou característica de uma pessoa ou grupo de aceitar, sem resistência ou crítica, as ordens que lhe são dadas.



DISCOURSE DISCURSO

Com grande freqüência, este conceito é associado à linguagem “em uso”, levando em consideração o texto/textos que ocorrem efetivamente em um contexto comunicativo genuíno. O discurso, assim, tem desempenhado um papel em várias disciplinas e subdisciplinas da lingüística, na lingüística textual, como um meio de descrever o modo como as preposições se unem para formar uma unidade lingüística coesa maior que uma sentença; na lingüística sistêmica, como um meio de ligar a organização lingüística do discurso a componentes sistemáticos particulares de tipos situacionais; na psicolingüística, para dar conta das estratégias cognitivas que os usuários da linguagem empregam em comunicação, incluindo a ativação do conhecimento ordinário.

Discurso tornou-se uma das palavras mais amplas e, em geral, mais confusamente utilizada em teorias recentes no âmbito das artes e nas ciências sociais, sem um sentido unificado claramente definível. Discurso e texto costumam ser usados alternadamente. Em que faz uma distinção, esta é as vezes de perspectiva metodológica (texto = produto material; discurso = processo comunicativo), ou então para explicar a interligação dos textos nos diálogos.



DISCRIMINATION DISCRIMINAÇÃO

1.Tratamento diferencial, favorável ou desfavorável, que se dá a pessoas segundo as respectivas categorias – tratamento esse que tem pouca ou nenhuma relação com o comportamento real das pessoas assim tratadas.

2.No sentido contemporâneo mais comum, denota o tratamento desfavorável dado arbitrariamente a certas categorias de pessoas. Refere-se a um processo ou forma de controle social que serve para manter distância social entre duas ou mais categorias ou grupos, através de um conjunto de práticas mais ou menos institucionalizadas e racionalizadas. Essas práticas acarretam as distribuições arbitrárias de traços de inferioridade, baseados em razões que pouco têm a ver com o comportamento real das pessoas que são objeto da discriminação.



DISCUSSION DISCUSSÃO

É a fase dos debates, em plenário, em que cada orador se manifesta sobre o projeto. O encerramento da discussão se dá quando se esgota a lista de oradores ou, se requerido, após falar um número determinado de oradores, previsto nos regimes internos.



DIVORCE DIVÓRCIO

Como um dos vários e diferentes meios pelos quais o casamento pode acabar, o divórcio difere de suas alternativas, abandono e morte, no sentido de ser a dissolução legal dos traços matrimoniais: como uma anulação. Nenhuma parte tem obrigações, a não ser talvez, financeiras, para com o adulto deixado para trás. O divórcio diferentemente da separação, significa que os que o obtêm podem legalmente assumir outro cônjuge.



DOMESTIC LABOUR TRABALHO DOMÉSTICO

Trabalho doméstico é responsável pela produção de valores de uso do lar, para consumo direto dos membros, da família do produtor, produção essa

que contribui para a reprodução da força de trabalho.



DOMINATION DOMINAÇÃO

Relação que faz com que aquele que detém o poder domine, subordine, explore de muitas formas aquele que não tem poder.









E



ECOLOGICAL MOVEMENT MOVIMENTO ECOLÓGICO

O tema unificador do movimento ecológico (tanto para o partido verde quanto para os ambientalistas radicais) é uma inquietação profunda quanto às conseqüências ambientais do fornecimento de padrões de crescimento econômico em escala global.



ECONOMIC DETERMINISM DETERMINISMO ECONÔMICO

Teoria segundo a qual as “forças” dominantes na vida e nas mudanças sociais são os interesses econômicos, como a terra (recursos naturais), os meios de produção, a propriedade e outras relações sociais que intervêm na produção e distribuição da riqueza.



ECONOMIC INSECURITY INSEGURANÇA ECONÔMICA

Incertezas que rodeiam os meios de subsistência e que constituem o cortejo da organização social industrial moderna. Em particular se refere à oportunidade limitada de ocupação, ao desemprego, à enfermidade e à velhice.



ECONOMIC RELATIONS RELAÇÕES ECONÔMICAS

Para Marx e Engels, as relações econômicas são uma função das forças sociais produtivas, e o estado das forças produtivas determina, a longo prazo, todas as relações sociais e econômicas, relações de classes, relações legais e morais e, indiretamente, todas as criações da mente e da imaginação.



ECONOMIC THEORY TEORIA ECONÔMICA

Qualquer sistematização ou método de raciocínio aplicado a dados ou problemas econômicos.



ECONOMY ECONOMIA

a) É o estudo do homem na atividade ordinária da vida: examina o componente da ação individual e social mais intimamente relacionado com a obtenção e a utilização dos requisitos materiais necessários ao bem-estar.

b) É a ciência que estuda o comportamento humano como uma relação entre fins e meios escassos, cujos usos são alternativos.

c) É a ciência que trata fenômenos do ponto de vista do preço.



EDUCATION EDUCAÇÃO

Transmissão cultural de gerações às outras gerações; a ação exercida por uma geração sobre outra, com o fim de suscitar e desenvolver certo número de estados físicos, intelectuais e morais reclamados pela sociedade em seu conjunto e pelo meio espacial a que o indivíduo se destina.



EDUCATION SYSTEM SISTEMA DE ENSINO

Conjunto de normas que disciplinam, em seus vários aspectos, o processo educativo institucionalizado.



EGO EGO

Parte da personalidade que a mantém consciente da realidade; núcleo da personalidade de uma pessoa.



ELITE, ELITISM ELITE, ELITISMO

As teorias das elites foram construídas, notadamente por Vilfredo Pareto e Caetano Mosca, em clara e consciente oposição ao marxismo, e contradizem a concepção marxista. Em primeiro lugar, porque asseveram que a divisão da sociedade em grupos dominantes e subordinados é um fato universal e inalterável. Em segundo, porque definem o grupo dirigente da sociedade de um modo inteiramente diferente do marxismo.



EMANCIPATION EMANCIPAÇÃO

Ato simples ou complexo pelo qual uma pessoa, classe ou país se liberta do estado de sujeição em que se encontrava anteriormente.



EMBOURGEOISMENT ABURGUESAMENTO

A expressão refere-se ao suposto processo segundo o qual setores da classe operária são incorporados à classe média ou à burguesia. O aburguesamento representa, na verdade, um conjunto de idéias e pode ser avaliado comparando-se as situações da classe operária com as da baixa classe média.



EMOTION EMOÇÃO

Estado de excitação que engloba um complexo de sentimentos ou sensações de origem interna, geralmente considerada mais ou menos duradoura, de caráter intenso e que guarda certa relação com propósito e motivação.



EMPIRICAL EMPÍRICO

No uso moderno, o adjetivo empírico, combinado com vários substantivos, aparece para designar observações e proposições inicialmente baseadas em experiências sensoriais ou derivadas dessas experiências por métodos de lógica indutiva, inclusive matemática e estatística.



ENGELS, FRIEDRICH ENGELS, FRIEDRICH

(1820-1895)

Político e pensador social alemão. Teve papel de destaque no desenvolvimento do marxismo. Colaborador e amigo de Karl Marx. Publicou os volumes II e III de O Capital, de Marx.



ENLIGHTENMENT ILUMINISMO

O termo Iluminismo indica um movimento de idéias que tem suas origens no século XVII (ou até talvez nos séculos anteriores, nomeadamente no século XV, segundo interpretação de alguns historiadores), mas que se desenvolve especialmente no século XVIII, denominado por isso o “Século das Luzes”. Esse movimento visa estimular a luta da razão contra a autoridade, isto é, a luta da “luz” contra as “trevas”. Daí o nome de Iluminismo, tradução da palavra alemã Aufkärung, que significa aclaração, esclarecimento, iluminação. O iluminismo é, então, uma filosofia militante de crítica da tradição cultural e institucional, seu programa é a difusão do uso da razão para dirigir o progresso da vida em todos os aspectos.



EPISTEMOLOGY EPISTEMOLOGIA

Disciplina filosófica; reflexão geral em torno da natureza, etapas e limites do conhecimento humano, especialmente nas relações que se estabelecem entre o sujeito indagativo e o objeto inerente, as duas polaridades tradicionais do processo cognitivo, teoria do conhecimento.



EQUALITY IGUALDADE

Disposição ideal de status e direitos, cujo valor moral provém da extensão até onde (e do sentido em que) “o que é comum para todos os homens não é mais importante, e sim infinitamente mais importante do que os acidentes pelos quais os homens diferem entre si”. A igualdade é uma busca de todos os movimentos revolucionários.



ETHICS ÉTICA

Representa o estudo filosófico dos fundamentos da moral.



ETHNICITY ETNICIDADE

Neologismo que surgiu no âmbito dos estudos sobre as relações interétnicas no início da década de 1960. Pode ser definida como a condição de pertencera um grupo étnico. É o caráter ou qualidade de um grupo étnico.



ETHNOCENTRISM ETNOCENTRISMO

Pode ser definido como a visão de mundo na qual o centro de tudo é o próprio grupo a que o indivíduo pertence; tomando-o por base, são escalonados e avaliados todos os outros grupos.



ETHNOGRAPHY ETNOGRAFIA

Atualmente, o termo etnografia é amplamente usado nas obras antropológicas com referência aos estudos descritivos de sociedades humanas específicas, geralmente, (embora não forçosamente) as sociedades denominadas “primitivas”, que estão num nível relativamente simples de desenvolvimento político e econômico.



ETHNOLOGY ETNOLOGIA

É a ciência sintética e comparativa que tem por objeto o estudo das raças e dos povos, particularmente, dos primitivos e selvagens. Através de métodos próprios, de maneira geral e sintética, aproveitando os dados particulares fornecidos pela análise etnográfica, pela lingüística, pela arqueologia, pela história etc, procura determinar assim, a morfologia das culturas e tem construído diversas teorias sobre os ciclos culturais.



ETHOS ETHOS

Termo usado por alguns autores para designar o conjunto de características culturais que conferem a dado grupo uma feição distinta e individual.



EUROCENTRISM EUROCENTRISMO

Influência política, econômica, social, cultural etc, exercida pela Europa sobre outras áreas geopolíticas; europeísmo. Exaltação dos valores e modo de vida de origem européia.



EVOLUTION EVOLUÇÃO

Evolução é toda mudança com diferenciação quantitativa ou qualitativa. É o processo comum às mudanças naturais.



EXCHANGE TROCA

Doação e recebimento de coisas materiais ou imateriais. Pode referir-se a transferência de bens, serviços, dinheiro, direitos ou benefícios, retribuídos pela transferência de alguma coisa similar ou não.



EXPERIMENT EXPERIMENTO

É a técnica de pesquisa que, semelhante à experiência de laboratório, procura separar da realidade concreta um grupo de pessoas que são submetidas a situações previamente estabelecidas, com o fim de nelas observar algum comportamento específico.



EXPLOITATION EXPLORAÇÃO

Utilização para benefício próprio de um grupo subordinado: assalariados, sexo feminino, raça negra, por um grupo situado numa posição preponderante (patrões, sexo masculino, raça branca).







F





FAITH FÉ

Todo assentimento a um juízo lógico, sobretudo se não é de plena adesão, mas tem algum resíduo de dúvida (probabilidade); ou se a adesão é plena, não é a evidência objetiva em que está baseada (certeza moral).



FALSE CONSCIOUSNESS FALSA CONSCIÊNCIA

Qualquer crença, idéia, ideologia etc, que interfere com uma pessoa ou grupo explorado e oprimido tornando-o incapaz de perceber a fonte e natureza objetiva de sua opressão.



FAMILY FAMÍLIA

Instituição social básica que compreende um ou mais homens vivendo maritalmente com uma ou mais mulheres, os descendentes vivos e às vezes, outros parentes ou agregados. Em todas as sociedades humanas existe um padrão cultural que regulariza as relações entre cônjuges, entre pais e filhos, entre filhos e entre pais ou filhos e os demais membros da família, parentes ou não. Entre as funções atribuídas à família, todas variam, menos a função biológica de perpetuar o grupo. Todavia, na grande maioria dos casos, a família desempenha funções educativas no sentido de transmitir considerável parte da cultura social à geração nova. As demais funções, sobretudo econômicas e religiosas, variam extraordinariamente.





FASCISM FACISMO

Sistema político fundado por Benito Mussolini, na Itália, em 1922, cujo conteúdo era a ditadura baseada num partido único. Forma de nacionalismo totalitário em que a nação é absorvida pelo Estado, que é dirigido por um partido que encarna os ideais nacionais. Versão italiana do nazismo.



FASHION MODA

Pode ser definida como elementos ou modelos de comportamento irracionais e transitórios que tendem a repetir-se em sociedades que não têm símbolos fixos de status, e cujos membros anseiam por um reconhecimento de status e auto- expressão através da imitação da elite. Essas imitações constituem nos canais para expressar os gostos e disposições coletivas e podem ocasionar mudanças básicas não só na vida subjetiva das pessoas, como também em sua ordem normativa.



FATALISM FATALISMO

Atitude ou doutrina que admite que o curso dos acontecimentos está previamente fixado, nada podendo alterá-lo.



FEMININITY FEMINILIDADE

Comportamentos característicos esperados das mulheres de uma determinada cultura.



FEMINISM FEMINISMO

Movimento social, que teve início na primeira metade do século XX, dirigido por mulheres, para que se conceda à mulher, direitos civis e políticos iguais aos do homem. Como movimento e ideologia, o feminismo é uma característica peculiar às culturas ocidentais.



FERTILITY FERTILIDADE

Fecundidade exprimível em números, absolutos ou relativos, com referência a um determinado grupo delimitado no espaço e no tempo.



FETISHISM FETICHISMO (DE MERCADORIA)

Ilusão que confere caráter mítico às mercadorias, por atribuir-lhes valor imante, quando esse valor não pertence senão ao trabalho humano que a produz.



FEUDALISM FEUDALISMO

Organização política em que o poder é distribuído entre suseranos hierarquicamente sobrepostos, aos quais os vassalos se encontram ligados, por relações de subordinação. O funcionamento do sistema feudal prende-se ao mecanismo de reciprocidade entre suseranos e vassalos. Estes devem determinados serviços ou tributos àqueles, que, por sua vez, protegem propriedade, as pessoas e os vassalos. Regimes feudais podem desenvolver-se em sociedades estratificadas com fraco poder central.



FIRST WORLD PRIMEIRO MUNDO

Termo raramente utilizado atualmente que se refere aos grupos de estados nações que possuem economias industriais avançadas.





FOLK CULTURE CULTURA DE FOLK

É a cultura do povo iletrado. Por oposição ao conceito de civilização, é um conceito utilizado pela antropologia cultural para designar o sistema de crenças e valores da sociedade mais ou menos isolada e predominantemente rural, que se diferenciam por uma cultura predominantemente oral.



FOLKLORE FOLCLORE

Matérias não escritas ou as narrativas tradicionais como as expressas por meio de histórias folclóricas, encantamentos, provérbios, adivinhações, canções, rezas, etc. O termo é usado também para designar uma disciplina antropológica que trata de tais assuntos do mesmo modo que qualquer dado etnográfico.



FORDISM FORDISMO

Forma de processo trabalhista com extremas subdivisões de trabalho, com maior controle do processo de trabalho por supervisores e com o andamento do trabalho determinado pela velocidade da linha de produção. Denominada após o sistema da fábrica de automóveis Ford, modelada por si só após a fábrica de embalagens de carnes em Chicago.



FOREIGN ESTRANGEIRO

Que é natural de um país diferente daquele que está considerando; pessoa que não é natural do país onde se encontra, e de cuja cidadania não goza.



FORMALISM FORMALISMO

Observância de regras que deixaram de possuir o significado que originariamente lhes era atribuído. Substituição de significado pela forma. Institucionalismo, convencionalismo e ritualismo se afiguram como modalidades do formalismo. Este é encontrado, principalmente, nas instituições jurídicas, administrativas e eclesiásticas, aparecendo como apego a fórmulas, culto da frase e ideal de correção.



FORMAL RELATIONS RELAÇÕES FORMAIS



Relações que existem em grupos e organizações estabelecidas pelas normas ou regras do sistema de autoridade “oficial”.



FOUCAULT, MICHEL FOUCAULT, MICHEL

(1926– 1984)

Filósofo e historiador. Estudou na École Normale Supérieure a partir de 1946 e mais tarde desempenhou funções acadêmicas em várias instituições européias, culminando com sua eleição para o Collège de France em 1969. Ofereceu novas perspectivas para a análise de uma série de disciplinas, como psicologia, psiquiatria, medicina e filosofia, e suas numerosas publicações refletem a ampla gama de suas investigações. Estava particularmente interessado no modo como os vários discursos do “poder-saber” – tais como medicina, psiquiatria, penalogia e sexualidade – operam sobre o indivíduo.



FRANKFURT SCHOOL ESCOLA DE FRANKFURT

Origem: o Instituto de Pesquisa Social, filiado à Universidade de Frankfurt e fundado por Felix Weil, em 1923. Seu primeiro diretor foi Carl Grünberg (até 1930). Como fundador da Teoria Crítica, atribui-se a origem da Escola ao filósofo Max Horkheimer, que esteve associado à criação do Instituto através de seu amigo, o economista Friedrich Pollock, no final da década de 20. Horkheimer passa a dirigir o Instituto a partir de 1931. A teoria crítica da escola de Frankfurt ocupa lugar de destaque em meio às tentativas feitas entre as duas guerras mundiais de desenvolver um pensamento marxista. O que inicialmente a distinguia não eram tanto os seus princípios teóricos, mas os seus objetivos metodológicos que foram resultado de um reconhecimento sem reservas das ciências empíricas. Uma de suas metas básicas era incorporação sistemática de todas as disciplinas de pesquisa social-científica em uma teoria materialista da sociedade, facilitando assim a mútua fertilização entre a ciência social acadêmica e a teoria marxista.



FREE MARKET LIVRE CAMBISMO; LIVRE COMÉRCIO

É determinado em sua definição pela contraposição ao protecionismo, e ambos significam uma tomada de posição relativamente às fronteiras econômicas.

Livre cambismo é o sistema econômico que preconiza a eliminação dos direitos aduaneiros e a liberdade de transações internacionais, ao contrário de protecionismo, que pretende favorecer a produção nacional mediante a imposição de direitos sobre a importação de produtos estrangeiros.



FREE PRESS LIBERDADE DE IMPRENSA

Direitos de todos os cidadãos, nos países de regime democrático, de expressar e divulgar suas opiniões de forma impressa.



FREE WILL LIVRE-ARBÍTRIO

Doutrina em que o curso de pensamento e volição é ou pode ser dirigido pelo indivíduo independente de influências externas e (segundo alguns) independentemente de sua constituição física ou mental.



FREEDOM LIBERDADE

Ausência de coerção, geral ou específica. Os sistemas de liberdade são pautas de regulação social nas quais se empregam diversas técnicas para permitir e também estimular a variação da moda, da livre expressão, da individualidade, a experimentação etc.



FREUD, SIGMUND FREUD, SIGMUND

(1856–1939)

Psicólogo austríaco, fundador da psicanálise. Formado em medicina em Viena, especializou-se em neurologia e em 1885-6 estudou com Jean Charcot em Paris. Trabalhou no Hospital Geral de Viena e se tornou professor na universidade em 1885, estabelecendo no ano seguinte a sua clínica privada. Em 1902 fundou a sociedade psicanalítica de Viena e, em 1910, a associação Internacional de Psicanálise. Em 1938 foi para a Grã-Bretanha como refugiado do nazismo.



FUNCTIONALISM FUNCIONALISMO

O termo funcionalismo tem pelo menos dois sentidos e dois usos em ciências sociais. Num deles, exprime uma atitude diante dos fatos sociais baseada no princípio filosófico segundo o qual tudo o que existe numa dada sociedade tem um sentido, um significado. No outro, diz respeito a uma postura substantiva, expressando a idéia de que tudo o que existe numa sociedade contribui para seu funcionamento equilibrado para manter o sistema social em operação.



FUNDAMENTALISM FUNDAMENTALISMO

Corrente surgida no Egito, em 1929, em oposição à colonização britânica. O fundamentalismo prega a institucionalização do Estado Islâmico puro, à volta ao estrito respeito aos fundamentos do Islã e ao que prega o Corão e o Hadiz.





G





GENDER GÊNERO

Segundo J.Money, pioneiro nesse campo de estudo, é a uniformidade, unidade e constância de uma individualidade como masculina, feminina ou ambivalente, em maior ou menor grau, principalmente quando vivenciada no comportamento e na percepção de si mesma; a identidade sexual é a vivência íntima do papel sexual (gender role), e este é a manifestação pública da identidade sexual.



GENEALOGY GENEALOGIA

Lista, enumeração ou diagrama com os nomes dos antepassados de um indivíduo e a indicação dos casamentos e das sucessivas gerações que o ligam a um ou mais ancestrais.



GENERATION GERAÇÃO

Grupo social formado pelos que têm aproximadamente a mesma idade; o período varia entre 15 e 30 anos de geração a geração, conforme a cultura do grupo.



GEOGRAPHY GEOGRAFIA

Ciência que tem por objeto a descrição do espaço e, em particular, o estudo dos fenômenos físicos, biológicos e humanos que nele ocorrem.



GLOBALISM GLOBALISMO

Condição de interligação planetária que envolve redes de comunicação entre continentes; política nacional que vê no mundo inteiro uma esfera propícia de influência política, internacionalismo, imperialismo; aquisição global, ou em comum, de conhecimentos não parcelados; princípio da didática elementar fundado na globalização.



GLOBALIZATION GLOBALIZAÇÃO

Refere-se a processos econômicos, políticos, sociais e culturais que extrapolam as fronteiras nacionais. A globalização integra desigualmente os diferentes países e localidades em relações mundializadas. A palavra só entrou em uso geral nos anos 80. A palavra firmou-se em campos tão diversos quanto à economia, a geografia, o marketing e a sociologia, o que indica que seu uso é mais que uma questão de moda passageira.



GOVERNMENT GOVERNO

Conjunto de pessoas que, colocadas à frente dos órgãos fundamentais do Estado exercem o poder público.



GRAMMATOLOGY GRAMATOLOGIA

Estudo acerca do alfabeto, leitura, escrita e silabação.



GRAMSCI, ANTONIO GRAMSCI, ANTONIO

(1891–1937)

Ativista e teórico político marxista. Em 1911, ganhou uma bolsa de estudos para a Universidade de Turim e aderiu ao Partido Socialista Italiano (PSI), mas abandonou os estudos sem se diplomar e se dedicou a ajudar na publicação dos jornais socialistas Avanti! e Il Grido Del Popolo. Em maio de 1919 ajudou no lançamento de um seminário, L’ Ordine Nuovo, sendo seu editor em 1919-20 e também o principal organizador dos conselhos de fábrica de Turim. Um dos membros fundadores do partido Comunista Italiano (PCI), tornou-se seu líder em 1924. Detido em 1926, dois anos depois foi condenado à prisão, onde passou os nove anos seguintes, lá começou a escrever os Cadernos do Cárcere, sobre temas que vão da arte e da cultura à estratégia política e que influenciam profundamente o pensamento marxista subseqüente.



GROUP GRUPO

Sistema social que envolve interação regular entre seus membros e uma identidade coletiva comum. Isso significa que o grupo tem um senso de “nós” que permite que seus membros se considerem como pertencentes a uma entidade separada. O grupo é um conceito sociológico valioso porque desempenha um papel relevante e complexo na vida social. A filiação a um grupo, por exemplo constitui parte importante da identidade social do indivíduo.









H





HABERMAS, JÜRGEN HABERMAS, JÜRGEN

(1929)

Filósofo social e sociólogo alemão. Estudou em Göttingen e Frankfurt, lecionou em Heidelberg e Frankfurt, e foi diretor do Instituto Max Planck, em Starnberg (1971-82). Desenvolveu uma crítica da consciência tecnocrática que invade o “mundo” nas sociedades capitalistas tardias. Sua teoria crítica visa gerar uma consciência da dupla natureza da racionalidade, como instrumental e comunicativa, tese exposta em seu livro Teoria da ação comunicativa, de 1981. Mais recentemente tem sido um crítico contundente do pós-modernismo, como desenvolve em sua obra O discurso filosófico da modernidade, de 1985.



HEALTH SAÚDE

Em 1948 a Organização Mundial da Saúde promulgou uma definição de saúde como “estado de completo bem-estar físico, mental e social, não meramente a ausência de doença ou enfermidade”. Essa definição amplamente usada, embora muitas vezes criticada como superabrangente e de difícil realização, chama a atenção para a importante mudança que teve lugar na segunda metade do século XX: a substituição de um modelo estritamente biomédico de saúde por um conceito mais holístico e social.



HEGELIAN DIALECTIC DIALÉTICA HEGELIANA

Uma visão oferecida por Hegel de que todo “A” implica em um “não A”, tende a negar “A”, e que um novo “A” emerge do conflito entre “A” e “não A”. Hegel estava preocupado em demonstrar que se pode chegar ao conhecimento absoluto através desse processo. A crítica de Marx foi de que esse conhecimento era o produto de seres humanos criativos, não de um absoluto a ser alcançado através de uma dialética. Marx, no entanto, aceitou o princípio da dialética para explicar o conflito de classe e a mudança social.



HEGEMONY HEGEMONIA

Dominação por consentimento. Conceito usado para descrever o modo pelo qual a classe dominante projeta seu ponto de vista para que se torne uma visão comum.



HERMENEUTIC HERMENÊUTICA

Esta área da atividade e da indagação filosófica diz respeito à teoria e à prática da compreensão em geral, e à interpretação do significado de textos e ações em particular. Nas ciências sociais, a influência da hermenêutica tem sido penetrante. Debates com respeito, por exemplo, ao status científico das ciências sociais, à relação de sujeito e objeto, ao significado de “objetividade”, à formulação de métodos apropriados, à constituição significativa do objeto foram todos crucialmente moldados pela hermenêutica e hoje continuam, em grande parte, no seu terreno.



HETERODOXY HETERODOXIA

Termo relativo a sistema de pensamento em política, em arte, em religião etc. O que sustenta opinião que destoa do sistema a que pertence é chamado de heterodoxo.



HETEROGENEITY HETEROGENEIDADE

Qualidade das populações na qual os seus integrantes mostram acentuadas características dissimiles do ponto de vista biológico e cultural. Existe heterogeneidade racial quando os membros de um grupo procedem de raças diferentes e são dessemelhantes em suas características físicas. Existe heterogeneidade étnica quando os membros de um grupo se originam de vários grupos étnicos diferentes e quando conservam as suas características étnicas no seio de uma comunidade maior. Aparece a heterogeneidade cultural quando os membros de um grupo apresentam uma diversidade de elementos culturais.



HIERARCHY HIERARQUIA

Forma de organização estratificada, que se caracteriza pela graduação rígida da autoridade e definição exata das atribuições de cada extrato. O sentido religioso dessa palavra perdeu-se nas estruturas hierarquizadas, mas nelas sobreviveram a rigidez da graduação e a observância estrita das atribuições de cada autoridade.



HISTORICISM HISTORICISMO

Para o historicismo as regularidades sociais são muito diversas das regularidades naturais, variando de um período histórico para outro. A causa dessa variação é a atividade humana.



HISTORY HISTÓRIA

Crônica do passado e disciplina que o investiga e o narra de acordo com certos métodos comprovados. A história está em íntima conexão com a sociologia, tanto pelo conteúdo como através de seu desenvolvimento. Na evolução da sociologia, sua conexão com a história sempre foi muito estreita. Os primeiros sistemas sociológicos foram sínteses e estudos de momentos históricos, do ponto de vista de certas filosofias da história.



HUMAN NATURE NATUREZA HUMANA

A noção de natureza humana envolve a crença de que todos os indivíduos partilham características comuns ou de que existe uma essência do que é ser humano. Se essas são interpretadas como características que se manifestam na realidade, a noção de natureza humana será descritiva. A noção é normativa quando abrange tendências e disposições potenciais que deverão se manifestar sob determinadas condições.



HUMANISM HUMANISMO

Doutrina ou atitude que se situa expressamente numa perspectiva antropocêntrica, em domínios e níveis diversos, assumindo, com maior ou menor radicalismo, as conseqüências daí decorrentes. Manifesta-se o humanismo no domínio lógico e no ético. No primeiro, aplica-se às doutrinas que afirmam que a verdade ou a falsidade de um conhecimento se definem em função da sua fecundidade e eficácia relativamente à ação humana; no segundo aplica-se aquelas doutrinas que afirmam ser o homem o criador dos valores morais, que se definem a partir das exigências concretas, psicológicas, históricas, econômicas e sociais que condicionam a vida humana.



HUMANISTIC HUMANÍSTICO

A apreciação de pessoas e apreciação do que o ser humano pode realizar. Relativo ao Humanismo. Diz-se da tendência ou pensamento que valoriza as humanidades, ou seja, as belas artes e as letras.



HUMANITY HUMANIDADE

Na sociologia e nas ciências sociais, a palavra se apresenta com dois matizes essenciais: o primeiro, coloca-se o problema da humanidade como grupo social, o mais extenso e o mais importante; e o segundo, ao longo da história, muitos intelectuais pensavam a humanidade como um ideal que se deve buscar.



HYBRID HÍBRIDO

Uma pessoa cujo passado é uma mistura de diversas culturas e tradições.



HYBRID CULTURE CULTURA HÍBRIDA

Expressão que surge recentemente para designar o cenário cultural contemporâneo caracterizado não mais por níveis ou compartimentos estanques que separam a cultura erudita da popular e de massa, a científica da literária, a artesanal da industrial, a étnica arcaica da tecnologia de ponta,

etc. Também revela a forte presença de interpenetração de diferentes culturas étnicas, nacionais, etc.



HYPERREALITY HIPER-REALIDADE

Conceito cunhado pelo pós-modernista francês, Jean Baudrillard. Baudrillard concorda que o tem mais controle sobre nós do que nós sobre eles. O termo usado para fazer a reivindicação que qualquer realidade existente seja substituída por imagem, ilusão ou “simulacro”. Isto ocorre no capitalismo de monopólio tardio (Jameson) e se torna possível pela mídia eletrônica (Baudrillard) atrelado à necessidade de lucros no capitalismo de commodity ou as necessidades administrativas do estado capitalista (Marcuse). Em uma sociedade dirigida pelo consumo, compramos coisas pelos sinais e afirmações que fazem mais do que sua real utilidade. O hyper-real é uma cópia da cópia da cópia ad infinitum tanto que nenhum original pode ser encontrado. Assim L.B. Johnson tenta se apresentar como um F.D. Rooselvelt ficcionalizado ou um Ronald Regan tenta atuar como um presidente mais do que um ator representando um presidente.



HYPOTHESIS HIPÓTESE

É uma formulação provisória do que se procura conhecer, de cuja ajuda necessitamos para explicar os fatos, descobrindo o seu ordenamento; são supostas respostas para o problema ou assunto de pesquisa. A hipótese, uma vez verificada (com certeza de ser válida ou plausível e sustentável) pela pesquisa empírica, pode-se transformar em teoria.







I





IDEALISM IDEALISMO

Tendência, atitude ou doutrina que, em graus e sentidos diversos, reduz o ser ao pensamento ou a alguma entidade de ordem subjetiva, considerando que o espírito, ou a consciência, ou as idéias, ou a vontade etc, são o dado primário com base no qual se hão de resolver os problemas filosóficos. (Imensa é a contribuição das escolas idealistas ao progresso científico e cultural, sobretudo pela conquista de métodos lógicos rigorosos, que, em grande parte, são fruto da reflexão sobre os pensamentos empreendidos pelos idealistas de todas épocas, e pela sua confiança no valor de e no poder da atividade racional. Contudo, no tocante a situações sociais e econômicas, o idealismo tem servido, em razão da menor importância que atribui como orientação geral aos fatos objetivos, de instrumento de ocultação das origens e condicionamentos materiais daquelas situações, atribuindo-lhes origens abstratas e servindo, assim a grupos ou classes que se interessam pela manutenção de tais situações.)



IDENTITY IDENTIDADE

Derivada da raiz latim idem, que implica igualdade e continuidade, essa palavra tem uma longa história filosófica que examina a permanência em meio à mudança e a unidade em meio à diversidade, mas no período moderno está estreitamente ligada à ascensão do individualismo, e considera-se que sua análise tem início com os textos de John Locke e David Hume. Algumas obras de literatura e teatro, documentavam a crescente perda de significado na sociedade de massa e a posterior busca de identidade; e, durante esse período a palavra tornou-se amplamente utilizada em descrições dessa busca de determinar “quem a pessoa realmente é”. Nas ciências sociais, as discussões sobre identidade assumem duas formas mais importantes, a psicodinâmica que enfatiza o cerne de uma estrutura psíquica como tendo uma identidade contínua, embora conflitante, e a sociológica ligada ao interacionismo simbólico e surge a partir da teoria pragmática do eu discutida por William James e por George H. Mead.



IDENTITY POLITICS POLÍTICA DE IDENTIDADE

Uma forma de agenda política baseada em questões de experiências compartilhadas e formas de auto-expressão, referidas às identidades culturais.



IDEOLOGY IDEOLOGIA

Dentro de um referencial marxista, o conceito se refere a conjunto de idéias que promove uma visão parcial e invertida da realidade, a partir de um ponto de vista de classe.



IDOL ÍDOLO

Imagem ou representação de um ser sobrenatural no qual se crê ter sua sede ou residência e diante da qual realizam-se sacrifícios ou outros tipos de adoração.



IMMIGRATION IMIGRAÇÃO

Entrada de indivíduos ou grupos considerada do ponto de vista do país que os recebe. O termo se aplica só a pessoas que pretendem fixar residência permanente no país adotivo, participando da sua vida social. É impróprio o emprego do termo com relação a movimentos migratórios dentro das mesmas fronteiras políticas.



IMPERIALISM IMPERIALISMO

Tendências de um Estado a estender, constantemente, a sua área de influência (sobretudo no setor econômico), ou ampliar cada vez mais o seu território; doutrina política que defende a unificação política e econômica de uma metrópole e de suas colônias.



INDEPENDENCE INDEPENDÊNCIA

Libertação, restituição ao estado livre; autonomia.



INDIGENISM INDIGENISMO

Interesse, empatia pelos problemas dos indígenas e por sua cultura.



INDIGENOUS CULTURE CULTURA INDÍGENA

Cultura relativa à população autóctone de um país ou que neste se estabeleceu anteriormente a um processo colonizador.



INDUSTRIAL REVOLUTION REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Soma total das transformações relativamente rápidas – nos campos econômico, técnico, social e intelectual – que provocaram o surgimento da sociedade industrializada na Grã-Bretanha entre 1760 e 1860; essa revolução foi seguida por outras análogas, porém não idênticas, em outros países.



INDUSTRIALIZATION INDUSTRIALIZAÇÃO

Chama-se de industrialização o processo pelo qual as sociedades adquirem o equipamento, a organização e as capacitações necessárias para se dedicarem à produção em massa, utilizando tecnologia mecânica ou eletroeletrônica.



INEQUALITY DESIGUALDADE

É significada pela sociedade para promover separações e subordinações ainda maiores dentro das desigualdades sócio-econômicas.



INFRASTRUCTURE INFRA-ESTRUTURA

É a estrutura econômica formada pelas relações de produção e forças produtivas.



INSTITUTION INSTITUIÇÃO

Conceito com o qual se identificam as formas padronizadas de comportamento e de relacionamento social, seguida por um número expressivo de atores, em geral em coordenadas espaço-temporais relativamente amplas.



INTEGRATION INTEGRAÇÃO

Processo social que tende a harmonizar ou unificar diversas unidades antagônicas, sejam elementos da personalidade, dos indivíduos, dos grupos ou de agregações sociais maiores.



INTELLECTUAL INTELECTUAL

Ao substantivo podem ser atribuídos dois sentidos principais, aparentemente semelhantes, mas substancialmente diferentes. Em primeiro lugar, designa uma categoria ou classe social particular, que se distingue pela instrução e pela competência, científica, técnica ou administrativa, superior à média, e que compreende aqueles que exercem atividades ou profissões especializadas; e em segundo, para os quais intelectual é o responsável pela produção e aplicação dos conhecimentos e dos valores.



INTELLIGENTSIA INTELIGENTSIA

Nas sociedades ocidentais o termo intelligentsia é amplamente usado para indicar principalmente uma pequena elite interna ou uma pretensa elite de escritores e dignitários culturais. Na Rússia era usada para designar toda a nata da elite, escritores, literários, críticos, cientistas e professores de universidade.



INTERNACIONALISM INTERNACIONALISMO

O termo internacionalismo começou a fazer parte do vocabulário político na segunda metade do século XIX e foi inicialmente usado para designar movimentos de idéias e fenômenos políticos mais diversos, mas todos eles caracterizados, de uma maneira geral, pela preponderância atribuída à comunidade de interesses das nações, à solidariedade política e econômica de todos os povos e ao seu desejo de cooperação mútua, sobre os interesses e móbeis nacional-estaduais.



INTERVENTIONISM INTERVENCIONISMO

Interferência governamental na economia do país; dirigismo; ingerência política, diplomática ou militar do governo de uma nação nos negócios internos ou particulares de outros países; interferência do poder central sobre membros ou instâncias do poder executivo e/ou legislativo em uma divisão administrativa da federação, seja estado ou município.



INVASION INVASÃO

O termo é ocasionalmente usado para designar o processo movido dentro de uma sociedade ou comunidade em conseqüência da transgressão por uma parte da população de certos direitos atribuídos à outra parte. Por exemplo, um rei pode invadir os direitos tradicionais de seus súditos.



INVERSION INVERSÃO

Desvio do normal ou do esperado; Atração e/ou relacionamento de pessoas do mesmo sexo; homossexualidade.



ISOLATION ISOLAMENTO

Segregação espacial de indivíduos ou grupos em conseqüência de fatores geofísicos (distância, falta de vias de comunicação, barreiras naturais como rios, mares, serras, pântanos etc.)







J







JINGOISM JINGOÍSMO

Expansão do chauvinismo britânico exaltado por J. Chamberleim e R. Ripling, (o termo foi aplicado em particular à onda de belicismo que levantou a opinião pública inglesa por ocasião da guerra russo-turca (1877) e dos bures (1898-1902)).







K





KAUTSKY, KARL KAUTSKY, KARL

(1854-1938)

Político e filósofo social austríaco. Socialista e secretário particular de F.Engels. de 1883 a 1917 dirigiu a revista marxista Die Neue Zut. Adquiriu fama como intérprete da obra de Karl Marx.



KING REI

Chefe de Estado investido de realeza; príncipe soberano de um reino; monarca, soberano; aquele que detém o poder absoluto ou grande parcela de poder.







L





LABOUR TRABALHO

O confronto do homem contra a natureza, numa relação de progressivo conhecimento e controle dela, cujo estímulo são as diversas e sucessivas necessidades humanas nas diferentes etapas dessa relação e desse processo, etapas nas quais o homem se transforma.

Processo entre a natureza e o homem através do qual esse realiza, regula e controla, mediante sua própria ação, seu intercâmbio de matérias com a natureza. Põe em ação as forças que formam sua corporalidade, os braços, as pernas, a cabeça e as mãos para dessa forma assimilar de maneira útil para sua própria vida as matérias com as quais o brinda a natureza.



LABOUR MARKET MERCADO DE TRABALHO

Expressão geral que serve para designar aquela esfera de relações econômicas nas quais os patrões procuram empregados, e estes, ocupação. Sob alguns aspectos o mercado de trabalho, da mesma forma que o mercado de gêneros, está regulado pela lei de oferta e procura.



LABOUR POWER FORÇA DE TRABALHO

É a capacidade física e intelectual que o ser humano possui para trabalhar.



LABOURISM TRABALHISMO (LABORISMO)

Termo amplo pelo qual são designadas todas as

formas de ação política e econômica dos grupos organizados de assalariados para melhorar seu status e condições, ou somente estas duas últimas.



LANGUAGE LINGUAGEM

Forma de comunicação simbólica, oral ou escrita que consiste no uso de palavras, sons ou imagens e suas representações gráficas ou orais.



LAW LEI

Regra de comportamento formulada deliberadamente e imposta por uma autoridade especial.



LEFT ESQUERDA

Conjunto de reivindicações populares, trabalhistas, socialistas, comunistas. Conjunto de partidos que defendem com virulência reformas políticas avançadas em detrimento das idéias conservadoras: os partidos comunistas, socialistas, dos trabalhadores, são de esquerda.



LEGITIMATION CRISIS CRISE DE LEGITIMAÇÃO

A falta de comprometimento suficiente da parte dos membros para com uma instituição social determinada para que essa organização funcione efetivamente. Os governos que não possuem legitimidade normalmente contam com a repressão para continuarem seus mandatos (que não são nada eficientes).



LEISURE LAZER

Denomina-se lazer, o tempo que tinha os trabalhadores para exercícios ou atividades prazerosas.





LENIN, VLADIMIR ILYICH LENIN, VLADIMIR ILYICH

(1870–1924)

Estadista revolucionário e teórico político russo. Estudou por pouco tempo na Universidade de Kazan e depois se dedicou inteiramente às atividades revolucionárias. Regressou do exílio com o deflagrar da Revolução Russa e liderou a segunda fase desta. Descreveu a natureza do estado socialista e imprimiu uma ênfase diferente à teoria da revolução de Marx ao sublinhar a centralidade da luta de classes liderada por um partido rigorosamente organizado, e elaborou uma teoria do imperialismo como etapa final do capitalismo. Através da Internacional Comunista, que ele inspirou, suas idéias foram divulgadas no mundo inteiro. Foi o mais influente líder político e teórico do marxismo no início do século XX, mas a atração do Leninismo declinou no transcorrer do século.



LÉVI, STRAUSS CLAUDE LÉVI, STRAUSS CLAUDE

(1908)

Antropólogo francês. Estudou na Faculdade de Direito em Paris, e na Sourbonne. Influenciado pelas abordagens de Saussure, Trubetzkoy, Jakobson e Mauss, desenvolveu o que se tornou conhecido como “antropologia estrutural”; suas principais publicações incluem: As estruturas elementares do parentesco (1949); Tristes tópicos (1945); O pensamento selvagem (1962) e Mytologiques (1964-72). Sua obra também teve considerável um impacto sobre outras ciências sociais e sobre algumas formas de pensamento marxista.



LIBERTY LIBERDADE

Liberdade é a propriedade de si mesmo. Distingue-se em três espécies de liberdade: natural, civil e política, isto é liberdade do homem, do cidadão e a do povo. Ausência de impedimento ou de coerção, poder agir de acordo com a própria natureza ou vontade: liberdade de consciência, liberdade de trabalho.



LIFE SITUATION NÍVEL DE VIDA

É a situação média de uma pessoa ou grupo social, no qual diz respeito à maneira de satisfazer as necessidades básicas da vida. Geralmente está relacionada ao nível de renda.



LIFESTYLE ESTILO DE VIDA

É a forma pela qual uma pessoa ou um grupo de pessoas vivencia o mundo e, em conseqüência, se comportam. O estilo de vida se expressa em preferências, gostos e signos exteriores da vinculação com certos padrões sócio-culturais.



LUKÁCS, GYÖRGY LUKÁCS, GYÖRGY

(1885–1971)

Filósofo e crítico literário. Estudou na Universidade de Budapeste, onde obteve o doutorado em 1906. Autor de muitos livros e ensaios, sua obra teórica mais conhecida foi Geshichte und Klassenbewusstsein, na qual desenvolveu a sua teoria da consciência de classe e reavaliou a significação da obra de Hegel para o marxismo. Líder do movimento comunista húngaro, esteve politicamente ativo na Comuna húngara de 1919 e, de novo, no efêmero governo instalado depois da revolta de 1956.







BIBLIOGRAFIA





BOUDON, Raymond & BOURRICAUD, François. Dicionário crítico de sociologia. Trad. Maria Letícia Guedes Alcoforado e Durval Ártico. São Paulo: Atica, 1993.

COELHO, Teixeira. Dicionário crítico de política cultural. São Paulo: Iluminuras, FAPESP, 1997.

DICCIONARIO DE SOCIOLOGIA. México: Fondo de cultura económica, 1949.

DICCIONARIO DE CIENCIAS SOCIAIS. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1986.

DICIONÁRIO DE SOCIOLOGIA. 7° ed. Porto Alegre: ed. Globo, 1977.

GUIMARÃES, Antônio Monteiro (org). Dicionário do pensamento marxista. Trad. Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1988.

JOHNSON, Allan G. Dicionário de sociologia: guia prático da linguagem sociológica. Trad. Ruy Jungmann. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1997.

LESSA, Renato & SANTOS, Wanderley Guilherme dos (org). Dicionário do pensamento social do século XX. Trad. Eduardo Francisco Alves e Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1996.

OLIVEIRA, Pérsio Santos de. Dicionário básico de sociologia In:Introdução à sociologia. 24° ed. São Paulo: Ática, 2000. (p. 232 – 251).

SANTOS, Washington dos. Dicionário de sociologia. 2° ed. revisada e ampliada. Belo Horizonte: Del Rey editora, 1995.

SILVA, Francisco Carlos T. da, MEDERIOS, Sabrina Evangelista, VIANNA, Alexandre Martins (org.). Dicionário do pensamento da direita: idéias, instituições e personagens. Rio de Janeiro: Mauad editora, 2000.







Fonte: http://www.unibero.edu.br/glossarios_stu.asp Acesso em: 23/12/2010



Este glossário foi realizado através de pesquisas em diferentes dicionários de sociologia e livros relacionados a esse assunto. Além dessas fontes de pesquisa, contamos com a ajuda da mestre em antropologia social, Luciana Ferreira Moura Mendonça.

Os termos deste glossário foram retirados do livro Stuart Hall: Critical Dialogues in Cultural Studies de David Morley e Kuan-Hsing Chen indicado por ela.

Esperamos que este glossário seja de grande serventia para pesquisas em traduções, interpretações e versões a todos que tiverem acesso a ele.