terça-feira, 4 de julho de 2017

Você é TOP?

Primeiro olhe os vídeos abaixo e depois leia o comentário acerca deles para compreender esta brevíssima análise.




Olhando um comentário nas redes sociais vi a palavra "TOP" e resolvi compreender um pouco mais sobre esse assunto "TOP".

Na área da comunicação, a expressão é um recurso para chamar atenção do público - uma forma de dizer que algo é bom ou superior.

Ao procurar por definição em um dicionário OnLine, acabei me deparando com o primeiro vídeo acima indicado. Neste primeiro vídeo há uma pessoa tentando explicar o que seria a palavra "TOP". Se for observado, o entendimento desta pessoa traz a palavra "TOP" para o âmbito individual, ou seja, o "TOP" que ela se refere não precisa ser algo social, apesar das referências apontarem para personalidades socialmente reconhecidas. O exemplo usado é acerca da casa em que se mora, sendo algo "TOP" para quem a possui.

Então, a palavra "TOP" conjuga-se em termos sociais e individuais para atender a necessidade de ser parte do mundo "TOP".

No segundo vídeo foi feito um remix do primeiro. Como poderia se imaginar, este foi muito mais apreciado pelos internautas. Claramente, a proposta carrega certo sarcasmo contrastando as personalidades envolvidas. Esta atitude indica de certo modo a forma como as pessoas lidam com as diferenças sociais. Por um lado desejam, por outro se ajustam, e ainda, há aqueles que fazem o remix da situação.

O anseio de ser "TOP" está nos que já são "TOP" e nos que almejam de algum modo conquistar esta condição. Mas o que as pessoas realmente querem quando desejam ser "TOP"? A resposta está em algumas necessidades básicas como atenção, pertencimento, melhor condição econômica, realização pessoal, etc. E quando isso não se materializa, a fuga da realidade obriga encontrar uma subcultura "TOP", ativada pelo pertencer a categoria "TOP" sem ser "TOP" social. Cria-se um mundo próprio em que se possa brilhar. Condição difícil? Sim! E além de difícil, complexa, muito complexa.

Tão difícil realidade e ilusão!

Você é "TOP"? Que tipo de "TOP" é você? Podemos encontrar outras configurações!

Ederson Malheiros Menezes (teólogo, sociólogo, especialista em educação e mestre em práticas socioculturais e desenvolvimento social).

Nenhum comentário:

Postar um comentário